Tem o Morro do Urubu com Trilhas, Montanhismo, Ecoturismo, Turismo de Aventuras, Cachoeiras, Parques Público, Esportes Náuticos na Represa e Turismo de Lazer.
Não se sabe a origem do nome do morro, também chamado de Morro do Cruzeiro. Encanta pela sua beleza natural de um morro ocorrido como todos os morros do mundo por um acidente geográfico constituído por pequena elevação de terreno com declive suave.
Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios
Esse é o nome da igreja, é datada do tempo do surgimento da cidade. Ela encanta por sua beleza e por sua antiguidade.
Cachoeira da formosa
A Cachoeira da Formosa, assim como é chamada, fica localizada na localidade Formosa no interior do município de União. O principal período escolhido pelos banhistas ou turistas é no período mais chuvoso em União que vai de janeiro a março.
Canto da Cana-Brava
Este local fica localizado no interior do município de União na localidade Cana-Brava, apresentando uma paisagem natural. Neste local destacam-se os velhos poços naturais que nunca secam, as piscinas naturais, rochas elevadas construídas pela ação dos ventos, um paredão de pedra (rocha), entre outros.
O local também apresenta uma minirocha com o formato do mapa do Brasil e um pilão de pedra no qual deve-se ter bastante anos.
Arte local
Destaca se Francisco Lima que trabalha com pintura com areia.
Destaca-se ainda a Furna da Onça ou simplesmente Toca do Jacaré. Nesta furna encontram-se jacarés debaixo de uma rocha, tipo uma minicaverna condutora de água.
Parque Beira-Rio
Local de lazer que envolve práticas culturais e esportivas. O parque oferece pista para caminhada, campos de futebol, vôlei, quadras de basquete e tênis. Ainda possui um anfiteatro para apresentações culturais e está localizado no bairro Beira-Rio.
Avenida Filinto Rêgo: a principal via da cidade conta com os principais serviços de bares, lanchonetes e pizzarias da cidade.
Barragem Filinto Rêgo
O local possui lindas paisagens com espelhos e quedas d´água.
Morro do Apache Clube
Localizado no alto de um morro, é um clube que possui piscinas, serviço de bar e possibilita uma visão aérea da cidade.
Praça Barão de Gurguéia
Mais conhecida com "Praça da Igreja Matriz", é a praça que recebe unionenses e visitantes para visitação às barracas, à praça de alimentação e às apresentações culturais durante o festejo de São Raimundo Nonato, que é uma das maiores festas religiosas e culturais do Estado.
Morro do Boreu
Localizado no centro de União, este local recebe vários visitantes que se divertem ao som de um dos blocos carnavalescos mais animados da cidade. O Boreu ainda dispõe de uma bonita praça arborizada para reuniões entre familiares e amigos, e campo de futebol society.
Vale do Tucunaré
Localizado a alguns quilômetros da sede do município, este local oferece passeio em trilhas ecológicas, piscinas naturais, cachoeiras, pousadas, além de comidas típicas da região. Localizado à beira do rio Parnaíba, possibilita aos visitantes, tranquilidade e contato direto com a natureza.
Casa do Artesão
Este local expõe produtos artesanais produzidos pelos artesãos locais.
Este local possui venda de variados tipos de alimentos, e disponibiliza refeitório e lanchonetes.
Dia nacional dos vaqueiros
Escola
Câmara de Vereadores
Cristo da Matriz
Fórum de justiça
Salão da família paroquial
Balneário dos Sonhos
Prefeitura Municipal
Vista aérea
Rua da cidade
Vista parcial
Represa
Casarão
Estrada de acesso às comunidades
Casas sociais
Cachoeira
Região central
Matriz e praça
Vista aérea
Rua da cidade
Vista parcial
Represa
Casarão
Estrada de acesso às comunidades
Casas sociais
Cachoeira
Região central
Matriz e praça
Dados gerais da cidade de União, Piauí
Código do Município - 2211100
Gentílico - unionense
Prefeito (2017) PAULO HENRIQUE MEDEIROS COSTA
População estimada [2018] 44.396 pessoas
População no último censo [2010] 42.654 pessoas
Densidade demográfica [2010] 36,35 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,7 salários mínimos
Pessoal ocupado [2017] 5.068 pessoas
População ocupada [2017] 11,6 %
Posição geográfica da cidade de União no estado do Piauí
História da cidade de União, Piauí
União Piauí - PI
Histórico
Em Princípios do século XIX foi fundada, na margem do rio Parnaíba, a fazenda do Estanhado, e edificada uma capela. Iniciou-se assim, a formação de regular núcleo populacional, que teve rápido desenvolvimento, decorrente da fertilidade das terras da região. Em 1826, o Presidente da Província propôs a criação de uma freguesia na povoação do Estanhado e sua elevação à categoria de Vila, e, não tendo sido aprovada, continuou o povoado como distrito da vila de Campo Maior.
Só em 1853 foi criada a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, sendo o povoado elevado à categoria de Vila, com a denominação de União.
Para a constituição do patrimônio, o Coronel João do Rego Monteiro, Barão de Gurguéla, fez doação de terras marginando o rio Parnaíba. No regime republicano, a Vila foi elevada à categoria de Cidade.
União participou da Batalha de Jenipapo, em 1823, a maior luta em terras piauienses pela nossa independência, e da Guerra dos Balaios, quando as forças legais bateram os rebeldes, sob o comando de Ruivo e Pedregulho.
Gentílico: unionense
Esta eh a bandeira da cidade de União, Piauí
Fonte dos textos e fotos: mapio.net / turismonoestanhado.blogspot.com / IBGE / Thymonthy Becker / Prefeitura Municipal de União, PI / Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Valeu por viajar no tempo