PIAUÍ / BRAZIL: ACAUÃ / PIAUÍ / BRAZIL (0023 / 5.570) POPULAÇÃO: 7.102 PESSOAS (IBGE 2020)

quarta-feira, 10 de março de 2021

ACAUÃ / PIAUÍ / BRAZIL (0023 / 5.570) POPULAÇÃO: 7.102 PESSOAS (IBGE 2020)




Um pequeno município que tem seu potencial turístico ainda pouco explorado. A história da Estação de Trem eh muito legal e vale a pena conhecer esta história visitando a cidade. Ha muito potencial para p Turismo de aventuras e Ecoturismo.

CONHEÇA TODAS AS CIDADES DO BRASIL. DE A A Z


Vistas aéreas da cidade

Chegando / saíndo da cidade
Entorno da cidade
Igreja Matriz de São Francisco de Assis
Vistas parciais da cidade

Praça da cidade

Prefeitura Municipal (Antiga Estação de Trem)


Quadra esportiva
Rodovia de acesso para a cidade
Ruas e Avenidas da cidade



Dados gerais da cidade
Código do Município - 2200053 
Gentílico - acauãnense 
Prefeito (2017 / 2020) REGINALDO RAIMUNDO RODRIGUES 
População estimada [2019] 7.084 pessoas 
População no último censo [2010] 6.749 pessoas 
Densidade demográfica [2010] 5,27 hab/km² 
Posição geográfica da cidade no Brazil
COMO TUDO COMEÇOU
Acauã 
Piauí – PI 
História 
A região começou a ser povoada na década de 30 com a chegada da linha férrea que ligaria Petrolina-PE à cidade de Teresina-PI. 
Antes mesmo da chegada da linha férrea, a região já se chamava Acauã devido às aves chamada Acauã, que sempre faziam ninho numa arvore “Baraúna” em frente à casa de uma moradora chamada Mariinha. 


Com a aglomeração de moradores, anos depois passou a ser povoado do município de Paulistana - PI. 
Acauã faz parte do Alto Médio Canindé e foi emancipado do município de Paulistana e instalado em 1997. 
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Acauã, em 1995, desmembrado de Paulista.
Esta eh a bandeira da cidade
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Acauã, PI / Thymonthy Becker / IBGE 


SONHOS DE UM VIAJANTE
EMBRULHANDO O FILTRO DE ISOCINÉTICA NO PAPEL CREPOM
Eu tinha sido chamado pelo Henrique, para trabalhar com ele novamente. Então fomos eu, ele e mais 4 funcionários, para uma empresa, cujo terreno era bem grande, mas o galpão era bem pequeno e escuro. Eu vim conversando com o Henrique, mas não lembro o assunto, Quando cheguei no galpão e fui entrar, um dos funcionários do Henrique tinha brigado com outro. Um estava saindo xingando e o outro estava chorando dentro do galpão. O que saiu começou a chorar também. 


Nisto eu subi num local, onde o Henrique estava. Ele me deu um filtro para eu olhar. Eu desembrulhei o filtro, olhei e depois não conseguia embrulhá-lo de jeito nenhum. Ele estava num papel alumínio. Eu tentava e não conseguia e estava com receio de Henrique achar ruim. Nisto o Henrique viu, mandou que eu pegasse um pedaço da cortina que tinha ali, e era feita de papel crepom, para embrulhar o filtro. Eu rasguei a cortina e embrulhei o filtro. Nisto o Ziquinho, filho do Henrique estava ali brincando, dentro deste galpão. O Israel e os outros funcionários ficaram lá embaixo conversando e rindo.

CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo